Acupuntura

Acupuntura é um conjunto de técnicas da medicina tradicional chinesa que, ao estimular pontos específicos do corpo, os pontos de acupuntura, reequilibra o sistema energético e físico do paciente.

Nosso corpo é formado por 12 meridianos principais. O livre fluxo de energia por esses meridianos determina a saúde. Se por qualquer motivo essa energia fica deficiente ou bloqueada, a energia fica estagnada, não alimentando corretamente estes canais de energia: e aí ocorrem todos os tipos de problemas de saúde. A acupuntura atua reequilibrando os meridianos e assim o bem estar geral. 

Acupuntura na Odontologia

Para que serve?

Sendo a saúde determinada pelo livre fluxo de energia dos meridianos, qualquer problema, seja físico, mental ou emocional, é abrangido pela acupuntura. A acupuntura funciona como tratamento complementar para os diversos problemas de saúde, entre eles:

- ginecológicas, de infertilidade e outros problemas da mulher
- hematológicas
- cardiovasculares
- hepáticas
- dermatológicos
- ortopédicos
- alérgicos
- colite e crohn
- endócrinos 

- gastro intestinais
- neurológicas, psiquiátricas e mentais
- oncológicas
- pancreáticas
- vasculares e cardiológicos
- respiratórios e pulmonares
- renais, hepáticos e bexiga
- autoimune
- e muitos outros... 

Como funciona?

A Acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste no estímulo de pontos específicos do corpo, regulando o sistema energético, tratando doenças e promovendo saúde. O tratamento de acupuntura é capaz de tratar diversas doenças físicas, mentais ou emocionais como por exemplo sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, depressão, pânico, além de melhorar o sistema imunológico.

Nosso corpo é formado por caminhos de energia, conhecidos como meridianos. O livre fluxo dessa energia por esses meridianos determina a saúde. Se por qualquer motivo essa energia fica deficiente ou bloqueada, ela não fluirá corretamente por estes canais. Todo o sistema físico, órgãos, vísceras, tecidos começam através da correta circulação energética, portanto desequilíbrios destes trajetos poderão causar todos os tipos de problemas de saúde. A acupuntura atua reequilibrando os meridianos, recuperando a saúde e assim o bem estar geral. 

Como é feita a avaliação do desequilíbrio energético?

Como é feita a avaliação do desequilíbrio energético?

Primeiro fazemos a anamnese, a fim de verificar as queixas, desequilíbrios e doenças apresentadas, e suas possíveis causas. Então através do exame do pulso e da língua, detectamos os meridianos que estão em desequilíbrio, e através dos pontos de acupuntura, reequilibramos o sistema dos trajetos.

Avaliação pelo pulso

Como o pulso nos dá a avaliação de todo o sistema energético do corpo?    

No corpo temos 12 meridianos principais, 6 órgãos e 6 vísceras. Os órgãos são yin, mais profundos do que as vísceras, que são yang e mais superficiais.

Através da palpação do pulso, em 6 pontos diferentes, em área mais superficial e depois mais profunda, conseguimos fazer a detectar quais os canais estão em desequilíbrio. 

Como podemos detectar na língua os desequilíbrios do corpo?

Como podemos detectar na língua os desequilíbrios do corpo?      

Cada área da língua está ligada a um trajeto, portanto através do exame visual da língua podemos detectar, através de anormalidades de cor, formato, textura, recobrimento de saburra e outros sinais, as diversas alterações energéticas.

Depois de feita a análise do desequilíbrio energético, são estimulados pontos de acupuntura para fazer o reequilíbrio. Como os diversos tipos de doenças são causadas inicialmente pelo desequilíbrio energético, afetando posteriormente a parte física, com o reequilíbrio, o corpo se encarrega de restaurar a saúde e bem estar. 

Principais dúvidas sobre Acupuntura

A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos.

O tratamento por acupuntura envolve o estímulo de pontos específicos do corpo para fins terapêuticos ou preventivos. Existem diversas maneiras de estimular estes pontos, porém os mais importantes são a agulha e a moxa. 

A acupuntura é recomendada para a maioria dos pacientes e para diversas finalidades. O tratamento não possui contraindicações consideráveis e possui inúmeras vantagens.
A acupuntura tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores, mas ela atua não somente nas dores, como também trata diversos tipos de doenças, tanto agudas como crônicas.

A acupuntura alivia a dor, atua sobre a redução de espasmos e contratura da musculatura, resultando em aumento da amplitude de movimento, ao mesmo também que trata o corpo todo.

Vantagens da Acupuntura
- Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo
- Segurança
- Rapidez dos resultados
- Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos 

Qualquer doença física, mental ou emocional
Entre elas se destacam:

Dores e processos inflamatórios em geral
A acupuntura tem ótimos resultados em dores de origem musculoesquelética, cuja etiologia pode ser trauma, artrose.

Doenças e sintomas neurológicos
Enxaqueca, cefaleias tensionais, cefaleias cervicogênicas, enxaquecas menstruais, fibromialgia, dores neuropáticas.

Doenças respiratórias e pulmonares
Sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfisema, bronquite crônica, asma brônquica;

Sintomas emocionais e psicológicos
- Ansiedade, depressão, insônia, fadiga crônica, síndrome de burnout (esgotamento)
- Infertilidade e ginecológicos
- Dermatológicos
- Endocrinológicas
- Cardiovasculares
- Gastrointestinais
- Crohn, colite e doenças auto imunes
- Hematológicas
- Hepáticas
- Osteomusculares
- Psiquiátricas e mentais
 -Renais

Entre muitas outras 

Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, já que a agulha possui um diâmetro muito pequeno.

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, são efeitos transitórios totalmente normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais.

Além disso, sua ponta é redonda, portanto, não cortante. As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis.

Em situações mais raras, poderá haver piora da sensação de dor durante o primeiro dia após a aplicação.

No entanto, estes efeitos de piora da dor são raros e passageiros. 

As agulhas de acupuntura são descartáveis, esterilizadas, feitas de aço inoxidável e flexível, com pontas ovais, alongadas, não cortantes e de diâmetros muito finos. 

Qualquer indivíduo, independente de idade e sexo, pode ser tratado com acupuntura. São exceções apenas os pacientes com infecções generalizadas da pele.

Durante a gravidez, a acupuntura não é contraindicada, porém há algumas particularidades a serem consideradas, isto é, não deve ser realizada a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina, bem como não deve ser feita aplicação nas vésperas do trabalho de parto, pois a acupuntura pode acelerar o processo de trabalho de parto devido à estimulação de substâncias químicas no organismo. 

Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, são recomendadas de uma a duas sessões semanais.

Em boa parte dos casos, os pacientes são pessoas acometidas por doenças crônicas. Por isso, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado.  

Marque sua consulta agora mesmo!

Todo o tratamento e acompanhamento em Acupuntura realizado por profissionais altamente capacitados e formados nas mais diversas técnicas da Milenar Terapia Chinesa .

DK Equilíbrio
CONTATOS
  • +5511 96354-4889
  • dkequilibrio@hotmail.com
AGENDE SUA CONSULTA
  • Horários da Clínica
  • 2a a 5a das 08.30 às 18.00
  • 6a das 08.30 às 18.00

ENDEREÇO

  • Rua Conselheiro Brotero,1086 cj 51
  • Higienópolis - São Paulo - SP
  • CEP 01232-010

Desenvolvimento M4S Web Solutions

M4S Web Solutions